AIE: Oferta petróleo global sobe após aumento produção da OPEP

0

LONDRES (DJ Bolsa)– A oferta global de petróleo aumentou pelo terceiro mês consecutivo em julho, mesmo com o mercado a dar sinais de reequilíbrio, informou a Agência Internacional de Energia, ou AIE, esta sexta-feira.

No relatório mensal, a AIE disse que a oferta de crude aumentou 520.000 barris por dia em julho para 98,16 milhões de barris por dia, mais 500.000 barris do que no ano passado.

Apesar dos esforços para cortar a produção, a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, ou OPEP, subiu 230.000 barris por dia em julho para um novo máximo do ano de 32,84 milhões de barris por dia, segundo o relatório. O número está em linha com dados divulgados pela OPEP na quinta-feira.

O aumento foi impulsionado pelo menor nível de cumprimento do acordo de redução da produção, bem como pela subida de produção na Líbia e na Nigéria — dois países da OPEP isentos do acordo porque as respetivas indústrias petrolíferas foram interrompidas por perturbações civis.

O aumento da oferta em julho deveu-se também ao aumento da produção nos EUA e a uma recuperação da produção no Canadá, disse a AIE.

Ainda assim, com os preços do Brent estabilizados acima dos $50 por barril, o mercado está a reequilibrar, disse a agência.

A AIE aumentou as previsões de crescimento da procura para 2017, projetando um aumento de 1,5 milhões de barris por dia para 97,6 milhões de barris por dia.

– Por Christopher Alessi (christopher.alessi@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.