Alemanha: Eleições refletem insegurança sobre economia e identidade

0

BERLIM (DJ Bolsa)– Os resultados das eleições da Alemanha confirmam a tendência vigente na política europeia no ano passado: a derrocada dos partidos instalados do continente face à ansiedade dos eleitores sobre a economia e a identidade.

A União Democrata-Cristã, ou CDU na sigla alemã, da chanceler Angela Merkel deve receber 33% dos votos expressos, a menor percentagem da era do pós-Segunda Guerra Mundial. O Partido Social-Democrata, ou SPD na sigla alemã, de centro-esquerda deve conquistar pouco menos de 21%, marcando o pior resultado desde o período que antecedeu a guerra.

Os dois partidos dominantes da Alemanha, que governaram juntos numa “grande coligação” desde 2013, perderam o apoio para uma série de grupos de oposição, incluindo o partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha, ou AfD na sigla alemã.

A votação fragmentada espelha as eleições deste ano em outros países europeus, incluindo França e a Holanda. Os partidos estabelecidos sofreram pesadas perdas, especialmente no centro-esquerda, e os eleitores viraram-se para partidos mais pequenos da direita nacionalista, da esquerda anticapitalista e do centro liberal.

O resultado torna mais provável que a Alemanha, o motor económico da Europa, se torne mais difícil de governar. Negociações longas e complicadas são agora esperadas entre Merkel e os Verdes, bem como com os Democratas Livres.

Uma coligação pouco confortável pode ter dificuldades em chegar a acordo sobre os grandes obstáculos que a nação mais populosa da União Europeia enfrenta e que vão desde a imigração à indústria automóvel e a forma de estabilizar a Zona Euro.

Merkel governa há 12 anos como uma centrista pragmática e deve ficar sob pressão de muitos no seu partido para que faça uma viragem à direita, para responder aos receios sobre a imigração e segurança que ajudaram a dar força ao AfD. O AfD ganhou perto de 13% em termos nacionais.

– Por Marcus Walker (marcus.walker@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.