Coreia do Norte reclama sucesso no lançamento de míssil

0

SEUL (DJ Bolsa)– A Coreia do Norte disse esta terça-feira que testou com sucesso um míssil balístico intercontinental, reivindicando um grande avanço na tentativa de ameaçar os EUA com armamento nuclear.

O anúncio foi feito através da televisão estatal da Coreia do Norte, nas primeiras horas da madrugada nos EUA, que assinala esta terça-feira o Dia da Independência.

O míssil, identificado como o Hwasong-14, foi lançado em altitude e voou 933 quilómetros, atingindo uma altitude de 2.802 quilómetros, afirmou a televisão estatal. Os números são consistentes com a análise das autoridades militares dos EUA, sul-coreanas e japonesas.

O míssil foi lançado a partir de Banghyon, uma base aérea que se situa a norte da capital, disse um porta-voz dos chefes de Estado da Coreia do Sul.

No Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse: “A Coreia do Norte acaba de lançar outro míssil. Terá [Kim Jong-un] algo melhor para fazer com a vida? É difícil acreditar que a Coreia do Sul e o Japão vão aguentar isto por muito mais tempo. Talvez a China tome uma medida pesada em relação à Coreia do Norte e acabe com este absurdo de uma vez por todas”.

O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que o míssil pareceu ter caído na zona económica marítima exclusiva do Japão, que se estende a cerca de 200 milhas náuticas da costa. No ano passado, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis que caíram nessa zona japonesa.

– Por Jonathan Cheng (jonathan.cheng@wsj.com)

– Alastair Gale, Kwanwoo Jun contribuíram para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.