Banco de Portugal mantém previsão de crescimento de 2,5% para este ano

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Banco de Portugal manteve esta quarta-feira a projeção de crescimento económico do país para este ano, ao mesmo tempo que destacou que Portugal cresceu acima da média europeia no primeiro semestre.

O Banco de Portugal prevê que o produto interno bruto cresça 2,5% em 2017, a mesma estimativa que tinha sido avançada em junho.

O banco central já tinha revisto em alta as estimativas de crescimento em março e junho.

“O processo de recuperação da economia portuguesa prossegue em 2017”, escreve o Banco de Portugal, no boletim de outubro.

O banco central acrescenta que o crescimento de Portugal este ano tem beneficiado de um cenário de recuperação a nível internacional, graças à procura externa e aos efeitos da política do Banco Central Europeu.

As projeções para o consumo privado este ano foram revistas em baixa, para 1,9% face a 2,3% em junho, o que o Banco de Portugal diz refletir sobretudo a evolução do consumo de bens duradouros. Depois de uma recente fase de crescimento, o banco central prevê que a venda de automóveis “desacelere significativamente em 2017”.

Relativamente às exportações, o Banco de Portugal estima um crescimento de 7,1% este ano, face aos 9,6% projetados em junho. As importações devem aumentar 6,9%, contra a previsão de 9,5% no boletim de verão.

A taxa de desemprego deverá recuar para 9,0% este ano, face à previsão de 9,4% em junho.

– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.