BCE: Inflação Zona Euro deve abrandar para 0,9% início de 2018

0

FRANKFURT (DJ Bolsa)– A inflação da Zona Euro deverá abrandar para menos de 1% no início do próximo ano devido a um ajuste estatístico, um desenvolvimento invulgar para o Banco Central Europeu, ou BCE, num momento em que se prepara para reduzir o massivo programa de estímulos.

A inflação deverá abrandar para 0,9% no primeiro trimestre de 2018, a alguma distância da meta do BCE de pouco menos de 2%, disse o banco, no relatório mensal divulgado esta segunda-feira. A inflação acelerou para 1,5% em agosto, aproximando-se do alvo.

A queda reflete desenvolvimentos homólogos nos preços do petróleo e alimentos não processados, dois componentes importantes, mas voláteis, dos dados gerais da inflação, disse o BCE. Ambos subiram acentuadamente no início de 2017, mas abrandaram desde então, o que pesará no crescimento anualizado dos preços no início de 2018.

Os responsáveis do BCE tendem a olhar para além de movimentos temporários, focando-se na inflação subjacente, que exclui energia e alimentos. Ainda assim, o banco tem como alvo a taxa de inflação geral, e um desvio na taxa causa incómodo.

Contudo, as declarações recentes de presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sugerem que o banco não deixará que um desvio temporário adie a redução do programa de alívio quantitativo.

– Por Tom Fairless (tom.fairless@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.