BCE/Draghi: Política do banco central ajudou a reduzir a desigualdade

0

LISBOA (DJ Bolsa)– O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, defendeu esta segunda-feira o impacto das políticas de estímulo sobre os jovens europeus, afirmando que as taxas de juro baixas ajudaram a criar emprego e a reduzir as desigualdades.
O diálogo com Draghi no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, surge num momento em que o BCE se prepara para discutir como iniciar a retirada de medidas como as taxas de juro negativas e a redução do programa de compra de obrigações.
Os países do norte da Europa pedem uma alteração política por parte de Frankfurt, mas os países do sul enfrentam uma realidade económica diferente, com taxas de desemprego jovem que atingem os 45%.
Draghi disse que a política de dinheiro fácil do BCE ajudou a lidar com o problema de desigualdade na Europa, que descreveu como “um fenómeno altamente desestabilizador”.

“A principal causa de desigualdade é o desemprego”, disse Draghi.
Embora não tenha dito diretamente quando é que o banco central pode começar a reduzir os estímulos, indicou que pode ser contraproducente fazê-lo em breve.

-Por Tom Fairless (tom.fairless@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.