BCE/Minutas: Responsáveis discutiram ajustar QE em setembro

0

 
FRANKFURT (DJ Bolsa)– Os responsáveis do Banco Central Europeu discutiram em setembro formas para reduzir o programa de compra de obrigações e discordaram sobre as razões da recente valorização do euro, segundo mostram as minutas divulgadas esta quinta-feira.

Os investidores têm estado na expectativa para avaliar detalhes do plano de redução das compras mensais de EUR60 mil milhões, que deve ocorrer até pelo menos ao fim de dezembro. O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse que o banco central provavelmente vai anunciar os planos sobre o alívio quantitativo na reunião de 26 de outubro.

As minutas da reunião de 6 e 7 de setembro mostram que os responsáveis pela política monetária querem avançar de forma “muito gradual e cautelosa” na redução dos estímulos monetários. Os responsáveis do banco central manifestaram alguma preocupação de que a inflação continua demasiado lenta.

Foi também discutido o benefício de prolongar o alívio quantitativo por mais tempo “com uma redução mais acentuada no ritmo”, por oposição a deixar o programa correr por um período mais curto com compras mais elevadas, de acordo com as minutas.

No entanto, pelo menos um responsável do BCE argumentou que “há cada vez mais condições que (…) dão uma oportunidade de reduzir” o alívio quantitativo, de acordo com as minutas.

Pelo menos um responsável disse que o programa de estímulos continuará a ser uma ferramenta poderosa em qualquer dos cenários e que tanto os custos como os benefícios de um prolongamento devem ser considerados.

– Por Tom Fairless (tom.fairless@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.