Draghi pode falar sobre futuro dos estímulos do BCE em Jackson Hole

0

FRANKFURT (DJ Bolsa)– O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, vai falar na conferência da Reserva Federal dos EUA em Jackson Hole, em agosto, pela primeira vez em três anos, de acordo com fontes. O discurso pode ter mais sinais sobre a crescente confiança do BCE na economia da Zona Euro e a menor necessidade de estímulos.

O futuro do programa de compra de EUR60 mil milhões ($68,5 mil milhões) de obrigações por mês por parte do BCE é a principal questão a pairar sobre os mercados globais. O programa deve decorrer neste nível até ao fim de dezembro.

Responsáveis do BCE dizem que o banco deve sinalizar na reunião de setembro que o programa de compra de obrigações deve ser reduzido gradualmente no próximo ano.

O discurso de Draghi em Jackson Hole acontecerá menos de duas semanas antes da reunião do banco central em setembro, representando assim uma oportunidade para sinalizar uma alteração à política antes da janela temporal em que os responsáveis do banco central estão proibidos de falar publicamente.

Em agosto de 2014, altura do ultimo discurso de Draghi em Jackson Hole, as palavras do presidente do BCE foram vistas como um sinal do início do alívio quantitativo. Sinalizar o fim do programa no mesmo evento é uma oportunidade de ter alguma simetria, de acordo com uma fonte.

-Por Tom Fairless (tom.fairless@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.