EDP realiza aumento de capital de EUR1,02 mil milhões para adquirir empresa em Espanha

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A EDP – Energias de Portugal anunciou esta quarta-feira que chegou a acordo para a compra de 75,1% da Viesgo, uma empresa de produção e distribuição de eletricidade em Espanha, por um enterprise value total de EUR2,7 mil milhões.

O acordo foi alcançado com fundos geridos pela Macquarie Infrastructure and Real Assets (Europe) Limited, ou MIRA, com vista ao “estabelecimento de uma parceria estratégica de longo prazo com a MIRA para os negócios de redes de distribuição de eletricidade em Espanha”, refere um comunicado da EDP à CMVM. A MIRA deterá os restantes 24,9% da Viesgo.

No âmbito do acordo, a subsidiária EDP Renováveis ficará com a totalidade dos ativos de energias limpas da empresa espanhola por um enterprise value de EUR565 milhões.

“Este negócio é composto por 24 parques eólicos e duas centrais mini-hídricas localizadas em Espanha e Portugal, com capacidade instalada líquida total acima de 500 MW (…). A EDP também irá adquirir as duas centrais de geração térmica no sul de Espanha, que potencialmente irão incorporar direito aos pontos de ligação à rede (…) após o descomissionamento das centrais térmicas em 2021”, refere o comunicado da empresa.

A EDP informa ainda que a operação será parcialmente financiada por um aumento de capital no valor de EUR1,020 mil milhões, “com subscrição totalmente garantida até um máximo de 309.143.297 de novas ações da EDP, representativas de um total de aproximadamente 8,45% do capital social da EDP”.

A EDP tenciona realizar a emissão das novas ações, que terão um preço de EUR3,30 cada, assim que seja possível, depois da aprovação pela CMVM e dos procedimentos obrigatórios para este tipo de oferta pública de subscrição.

– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.