Espanha: Tribunal suspende referendo sobre independência da Catalunha

0

BARCELONA (DJ Bolsa)– O Tribunal Constitucional de Espanha decidiu bloquear o referendo sobre a independência da Catalunha, o que levou a que responsáveis locais insistissem na realização da consulta em desafio à decisão.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, tinha pedido ao tribunal, na quinta-feira, que declarasse ilegais as leis que permitiam a realização do referendo e que foram aprovadas pelo parlamento regional da Catalunha um dia antes. No final de quinta-feira, o tribunal disse que concordava unanimemente com a suspensão da legislação enquanto avalia se um referendo à independência constitui uma violação da Constituição de Espanha. O tribunal tinha anteriormente decidido contra as tentativas da Catalunha de realizar um referendo.

O Presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que o governo e outros separatistas não serão travados pela decisão do tribunal.

“A democracia na Catalunha não será suspensa por um conselho de ministros ou um tribunal que perdeu a sua legitimidade”, disse Puigdemont em comentários emitidos na televisão. O governo regional vai “manter os preparativos” para a votação de separação de Espanha, acrescentou.

– Por Jeannette Neumann (jeannette.neumann@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.