Lucro líquido ajustado da Novartis supera expectativas no 2T

0

(DJ Bolsa)– A Novartis AG registou uma queda do lucro líquido ajustado no segundo trimestre, devido ao investimento feito para lançar novos medicamentos que a empresa espera que contrariem a queda das vendas do medicamento para o cancro Gleevec.

A farmacêutica suíça disse esta terça-feira que o lucro líquido ajustado, um indicador que exclui itens extraordinários e encargos, caiu para $2,87 mil milhões, face a $2,93 mil milhões. As vendas caíram 2% para $12,24 mil milhões. Analistas previam receitas de $12,26 mil milhões.

O fármaco Gleevec, um dos mais vendidos da Novartis, perdeu a proteção de patentes no ano passado, o que permitiu que medicamentos semelhantes e mais baratos entrassem no mercado. A Novartis está a apostar em dois novos fármacos — o Entresto para problemas cardíacos e o Cosentyx para a psoríase — para compensar a queda das vendas do Gleevec, que teve um pico de quase $5 mil milhões por ano.

O lucro operacional ajustado caiu 3% para $3,24 mil milhões no trimestre, o que compara com estimativas de $3,12 mil milhões. O lucro líquido não ajustado aumentou para $2,0 mil milhões, face a $1,81 mil milhões. Analistas previam um lucro líquido de $1,83 mil milhões.

-Por Denise Roland (denise.roland@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.