França: Macron pede a Alemanha maior compromisso para com a Zona Euro

0

PARIS (DJ Bolsa)– O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu esta quinta-feira à Alemanha que reforce o compromisso para com a Zona Euro através do aumento do investimento. Num encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, o líder francês disse que Berlim tem beneficiado de um bloco monetário disfuncional e da fragilidade de outras economias.

Macron disse que as disparidades da Zona Euro se agravaram, levando os países endividados a acumularem ainda mais dívida e tornando as economias mais fortes ainda mais competitivas.

A dívida pública de França representa mais de 96% do produto interno bruto, face aos 68,3% da Alemanha até ao final do ano passado. O desemprego é superior a 9% em França, ao passo que na Alemanha está mais próximo de 4%.

Macron pede um orçamento partilhado na Zona Euro, que possa ser usado por uma variedade de razões, inclusivamente para ajudar os membros do bloco em dificuldades económicas. Com isso, Macron acredita que poderiam ser resolvidas as falhas que resultaram na crise da dívida de 2010.

“A Alemanha tem de mudar, tal como França tem de mudar”, disse Macron numa entrevista.

Merkel sinalizou que a Alemanha está aberta às ideias de Macron na alteração à forma de funcionamento da Zona Euro. Mas também coloca reservas ao facto de a Alemanha aceitar os passivos de países que, diz a chanceler alemã, devem assumir as suas responsabilidades a nível nacional.

– Por William Horobin

– Andrea Thomas contribuiu para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.