Portugal: DBRS afirma rating BBB e outlook estável

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A DBRS Morningstar afirmou no final de sexta-feira o rating BBB (elevado) de Portugal, ao mesmo tempo que manteve o outlook estável.

A agência deixou alguns alertas, apontando para a perturbação “severa” que a pandemia causou sobre a economia de Portugal.

“A economia contraiu 16,3% em termos homólogos no segundo trimestre de 2020 devido à propagação do coronavírus […]. A magnitude do choque reflete a natureza reduzida e aberta da economia [portuguesa]bem como a contribuição do turismo para o PIB”, disse a DBRS.

Para a agência de notação ainda há muita incerteza em relação ao futuro, mas a confirmação do outlook estável deve-se a um equilíbrio entre o impacto súbito sobre a saúde e a economia do país e a melhoria dos principais indicadores para o rating nos anos anteriores à crise. O rating é também suportado pela presença de Portugal na Zona Euro, o que “ajuda a fomentar a credibilidade e políticas macroeconómicas sustentáveis”.

A DBRS disse ainda que o rating pode ser revisto em baixa se a crise reduzir significativamente as perspetivas de crescimento ou diminuir o compromisso político para com medidas macroeconómicas sustentáveis, resultando numa deterioração significativa das finanças públicas.

Na última decisão, em março, a agência manteve o rating e o outlook do país, mas já tinha deixado alertas sobre o impacto económico da pandemia do coronavírus e ao facto de a reduzida dimensão da economia portuguesa poder deixá-la vulnerável a choques externos.

– Por Gonçalo Saraiva Amaro (gonçalo.amaro@webtexto.pt)

– Alexandra Martins Silva contribui para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.