Portugal: FMI prevê contração de 8% em 2020 devido à pandemia

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Fundo Monetário Internacional cortou esta terça-feira as previsões para o produto interno bruto real de Portugal, para uma contração de 8% este ano, face ao crescimento de 1,6% estimado em outubro, devido ao impacto da pandemia de Covid-19.
O ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, disse numa entrevista à TVI na segunda-feira que o PIB deve registar a maior contração de sempre no segundo trimestre do ano, mas estima que no total do ano a contração seja inferior a 10%.

Até ao final do mês, o governo português deverá fazer uma atualização das suas projeções no Documento de Estratégia Orçamental, onde deverá estar incluído o impacto das medidas do estado de emergência aplicadas para conter a propagação da doença.

Na atualização do World Economic Outlook, o FMI apresentou também uma projeção de uma recuperação em 2021, com um crescimento de 5%.

O FMI prevê um aumento da taxa de desemprego este ano, para 13,9% face aos 5,6% previstos antes. Para 2021, a estimativa é de uma taxa de desemprego de 8,7%.

No que diz respeito à inflação, o FMI prevê uma queda homóloga de 0,2% dos preços este ano e uma subida de 1,4% em 2021.

– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.