Portugal: Governo anuncia recolher obrigatório em novo estado de emergência

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O governo de Portugal anunciou no sábado o regresso ao estado de emergência com um recolher obrigatório para combater a subida dos casos de Covid-19 no país, que estão perto dos 180 mil, e para garantir que a época natalícia não será muito afetada.

Numa reunião extraordinária, o conselho de ministros português decretou que o estado de emergência terá a duração de 15 dias com início esta segunda-feira, 9 de novembro, até 23 de novembro.

As medidas englobam a proibição da circulação em 121 concelhos com risco elevado de contágio (que o governo já tinha enumerado no dia 31 de outubro), “em espaços e vias públicas diariamente entre as 23h00 e as 05h00, bem como aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 05h00, exceto deslocações urgentes e inadiáveis”, refere o comunicado do conselho de ministros.

Este novo estado de emergência, depois de um primeiro que foi aplicado em março, inclui novas medidas como a possibilidade de medição da temperatura corporal à entrada de estabelecimentos públicos e no acesso ao local de trabalho e requisição do setor privado da saúde para garantir a resposta nos hospitais.

– Alexandra Martins Silva (alexandra.silva@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.