Portugal: Orçamento do Estado aponta para recuperação de 5,4% em 2021

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O governo de Portugal disse esta segunda-feira que a economia deve recuperar do impacto da pandemia e crescer 5,4% em 2021, após uma contração prevista de 8,5% este ano.

“O crescimento para 2021 reflete um contributo positivo, tanto da procura interna como da procura externa”, lê-se no documento entregue há momentos no Parlamento.

A recuperação prevista pressupõe um menor nível de incerteza, face a 2020, e uma gradual melhoria do mercado de trabalho, diz o governo.

Relativamente à taxa de desemprego, o orçamento aponta para 8,2% em 2021, uma ligeira melhoria face aos 8,7% projetados para este ano, em que o mercado de trabalho foi assolado por uma vaga de despedimentos devido à perda de negócio provocada pelas medidas de contenção da Covid-19.

No quadro orçamental, o governo do Partido Socialista prevê registar um deficit orçamental de 4,3% no próximo ano, contra os 7,3% estimados para o total de 2020, ano em que o país enfrenta a pandemia de coronavírus e teve de apostar em várias medidas de apoio económico e social.

A dívida pública deve cair para 130,9% do produto interno bruto em 2021, depois de aumentar para 134,8% do PIB em 2020.

Na terça-feira, o ministro das Finanças de Portugal, João Leão, vai dar mais detalhes sobre o orçamento na conferência de imprensa de apresentação do documento, agendada para as 0800 TMG.

– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt), Gonçalo Saraiva Amaro (gonçalo.amaro@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.