Portugal: Queda do PIB homólogo inferior ao esperado no terceiro trimestre

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A queda do PIB homólogo de Portugal foi inferior ao inicialmente estimado, enquanto a aceleração em cadeia foi revista em alta, disse o Instituto Nacional de Estatísticas esta sexta-feira, na segunda leitura dos dados.

O PIB desceu 5,7% em termos homólogos, face aos 5,8% apontados na primeira leitura. Em relação ao trimestre anterior, o PIB acelerou 13,3%, quando a estimativa inicial apontava para 13,2%.

“Esta estimativa rápida incorpora nova informação primária, nomeadamente no que se refere ao comércio internacional de bens e serviços e, em menor grau, aos indicadores de curto prazo relativos a setembro, que implicaram uma revisão em alta de 0,1 pontos percentuais nas taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB”, disse o INE.

A recuperação do PIB face às quedas acentuadas verificadas no segundo trimestre — de 16,3% em termos homólogos e de 13,9% em cadeia — reflete a melhoria dos contributos da procura interna e da procura externa líquida, em que a aceleração das exportações superou a subida das importações.

– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.