Portugal: S&P mantém rating mas sobe outlook

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A S&P Global Ratings subiu a perspetiva da dívida de Portugal para positiva face a estável, no final de sexta-feira, ao mesmo tempo que manteve o rating de BBB.

A alteração deixa Portugal com perspetiva positiva para as quatro principais agências de notação mundiais — Fitch, DBRS, Moody’s e S&P –, um facto assinalado com agrado por parte do governo.

“A partir de hoje Portugal passa a ter uma perspetiva positiva por parte das principais agências de notação financeira, o que traduz a confiança e a credibilidade da política seguida pelo governo”, reagiu o Ministério das Finanças em comunicado.

No relatório, a S&P destacou a evolução das contas públicas e o equilíbrio orçamental, projetando uma redução de 12 pontos percentuais da dívida pública entre 2018 e o final de 2022.

“A composição, a maturidade e o elevado custo do passivo de Portugal melhoraram, assim como a capacidade do país de cumprir essas obrigações, refletindo o aumento da rentabilidade empresarial, uma economia mais aberta e a aplicação de medidas cruciais de política do Banco Central Europeu”, disse a S&P no comunicado.

Em março deste ano, a S&P elevou o rating de Portugal para BBB, dois níveis acima do patamar de investimento especulativo.

– Por Gonçalo Saraiva Amaro (goncalo.amaro@webtexto.pt)

– Pedro Barros Costa contribuiu para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.