Reino Unido: Moody’s cortou rating soberano para Aa2

0

LONDRES (DJ Bolsa)– A Moody’s Investors Service cortou o rating soberano do Reino Unido para Aa2 face a Aa1 e alterou o outlook para estável face a negativo, na sexta-feira, justificando a decisão com as fracas perspetivas para as finanças públicas, bem como uma possível desaceleração económica relacionada com o Brexit.

As perspetivas para as finanças públicas do Reino Unido têm-se deteriorado nos últimos meses, com os planos de consolidação orçamental por parte do governo a serem cada vez mais questionados, disse a Moody’s.

O corte deve-se em parte a uma desaceleração económica já em curso, mas também reflete a crescente pressão política sobre o partido conservador para aumentar a despesa depois de sete anos de contenção orçamental, disse a Moody’s.

A posição orçamental do Reino Unido deverá deteriorar-se ainda mais devido à saída da União Europeia, algo que provavelmente prejudicará a economia do país a médio prazo, disse a Moody’s.

Impulsionada pela forte desvalorização da libra depois do Brexit no ano passado, a aceleração da inflação pesou sobre o consumo, um dos principais catalisadores da economia britânica.

– Por Wiktor Szary (Wiktor.Szary@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.