Separatistas da Catalunha conquistam maioria no Parlamento regional

0

BARCELONA (DJ Bolsa)– Os partidos separatistas da Catalunha conquistaram a maioria no Parlamento regional na quinta-feira, um desfecho que mantém viva a ameaça de secessão da região.

Os partidos separatistas conseguiram 70 assentos do total de 135 do Parlamento regional, pouco menos que os 72 que conseguiram em 2015.

Este resultado é uma derrota para o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que convocou eleições quando o governo de Madrid assumiu o controlo da região.

O partido Juntos pela Catalunha, do antigo presidente do governo regional Carles Puigdemont, foi o partido pró-independência mais votado, ainda que por uma margem muito reduzida.

Os três partidos pró-união ficaram atrás dos separatistas, com 43,5% dos votos e 57 assentos parlamentares. O Cidadãos, que se opõe à independência da Catalunha, foi o partido mais votado do que qualquer outro.

“A maior parte dos catalães sente-se catalão, espanhol e europeu”, disse a líder do Cidadãos na Catalunha, Inés Arrimadas. “É mais claro do que nunca que o processo de independência não é o futuro da Catalunha.”

Os separatistas têm agora a difícil tarefa de tornar a maioria parlamentar numa coligação de governo.

-Por Jeannette Neumann (jeannette.neumann@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.