ROMA (DJ Bolsa)– O banco italiano UniCredit SpA disse esta quinta-feira que registou EUR8,1 mil milhões ($8,57 mil milhões) de provisões adicionais para crédito malparado, no âmbito de uma limpeza do balanço revelada em dezembro.
O banco disse no mês passado que pretende lançar um aumento de capital de EUR13 mil milhões até ao final de março — um dos maiores de sempre em Itália — bem como eliminar milhares de postos de trabalho e vender uma grande porção de crédito malparado.
Em comentários feitos antes do arranque de uma assembleia-geral de acionistas, convocada para aprovar o plano, o banco disse que as medidas não foram exigidas por qualquer autoridade de supervisão.
Em dezembro, o banco disse que pretendia descartar-se de EUR17,7 mil milhões de empréstimos brutos, numa operação de titularização e venda a investidores.
O banco também disse no mês passado que vai reduzir 6.500 postos de trabalho até 2019, além dos que já tinham sido anunciados e colocando as reduções totais em 14.000, ou 10% da força de trabalho.
Os despedimentos implicarão a contabilização de EUR1,7 mil milhões de custos no último trimestre de 2016, disse o UniCredit esta quinta-feira.
– Por Giovanni Legorano (giovanni.legorano@wsj.com)