PARIS (DJ Bolsa)– O candidato presidencial francês Emmanuel Macron procurou esta sexta-feira contrariar os rivais e críticos que alegam que a sua campanha não tem substância, ao apresentar um plano económico detalhado, centrado em cortes nas despesas sociais e um plano de investimento no valor de EUR50 mil milhões ($53 mil milhões).
Macron, líder do movimento En Marche, disse que pretende atingir EUR60 mil milhões em poupanças, por ano, até ao final do seu mandato de cinco anos como presidente. Inicialmente, os cortes irão centrar-se na limitação das despesas de cuidados de saúde e dos generosos subsídios de desemprego de França. Como presidente, disse também que eliminaria 120.000 empregos na função pública.
Aproveitando o baixo custo dos empréstimos, Macron disse que o seu plano de investimentos concentrar-se-á na energia renovável e em programas de formação para jovens e desempregados.
“Quero fazer com que as nossas despesas públicas sejam mais eficientes, ao mesmo tempo em que financiamos uma transformação no nosso modelo de crescimento”, disse Macron numa entrevista publicada na edição impressa do jornal francês Les Echos.
– Por William Horobin (William.Horobin@wsj.com)