ROMA (DJ Bolsa)– O Banca Monte dei Paschi di Siena SpA, o banco italiano que foi recentemente resgatado pelo governo italiano, aprovou um novo plano de negócio no final de quinta-feira que envolve a venda do total do portefólio de crédito malparado com um desconto acentuado. O objetivo é ajudar a instituição a limpar os ativos problemáticos que detém.
A administração do banco aprovou um plano que consiste na venda da carteira total de crédito malparado, no valor de EUR28 mil milhões ($29,77 mil milhões), a um ou mais compradores. O banco italiano pretende vender os empréstimos a uma média de apenas 25% do valor nominal, segundo uma fonte próxima do assunto.
Para isso, o banco vai transferir o crédito malparado para uma ou mais novas entidades criadas para o efeito e controladas por um fundo de investimento ou outra empresa, disse a fonte. O Monte dei Paschi ainda está a avaliar se vai manter uma posição minoritária nestas novas entidades.
Entre os potenciais investidores interessados no portefólio do Monte dei Paschi está o Lone Star Funds, o Fortress Investment Group LLC e a Pacific Investment Management Co., da Allianz SE, disse a fonte. A Pimco não quis comentar. A Fortress e o fundo Lone Star não responderam aos pedidos de comentário.
O novo plano envolve uma redução de custos semelhante à aplicada pelo banco no ano passado, que passa pela eliminação de cerca de 2.600 postos de trabalho para reduzir os custos de pessoal em cerca de 9%, além do encerramento de 500 agências.
Com a nova estratégia, o Monte dei Paschi espera obter a aprovação da União Europeia para uma injeção de até EUR9 mil milhões de ajuda estatal para reequilibrar o seu balanço.
O Monte dei Paschi não comentou o plano.
– Por Giovanni Legorano (giovanni.legorano@wsj.com)