PARIS (DJ Bolsa)– O candidato presidencial francês Emmanuel Macron participou no primeiro debate televisivo com os rivais na segunda-feira, num teste para perceber se o político consegue manter-se como favorito a conquistar as eleições de maio.
No confronto entre os cinco candidatos que lideram as sondagens, Macron confrontou políticos experientes, incluindo os seus dois principais rivais: Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, e François Fillon, o candidato conservador e antigo primeiro-ministro.
Os candidatos esgrimiram argumentos sobre os impostos e legislação laboral, bem como sobre o financiamento de campanhas e no vestuário muçulmano. Macron procurou afastar críticas à sua relativa falta de experiência, alegando que os rivais representam uma política da velha guarda.
“Estamos a trabalhar numa verdadeira renovação democrática”, disse Macron referindo-se ao seu recente movimento político En Marche.
O debate televisivo foi uma oportunidade para os principais candidatos tentarem mudar o rumo de uma campanha eleitoral agitada, que penalizou os principais partidos franceses.
O debate durou mais de três horas, mas a primeira hora foi marcada por muito pouco conflito. Macron entrou pela primeira vez em confronto com Le Pen quando disse ser a favor do burkini — um fato de banho com cobertura integral — enquanto Le Pen considerou que o uso dessa peça de vestuário coloca em perigo as regras seculares do país.
– Por William Horobin (William.Horobin@wsj.com)