Viena, ÁUSTRIA (DJ Bolsa)– O Iraque tornou-se um potencial obstáculo aos esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, ou OPEP, para prolongar os cortes de produção até ao próximo ano, disseram representantes do cartel, esta segunda-feira, o que levou o ministro da Energia da Arábia Saudita a voar até Bagdade para reuniões.
A OPEP vai reunir-se na quinta-feira para discutir o prolongamento dos cortes de produção de 1,8 milhões de barris por dia, que foram acordados no ano passado com aliados exteriores ao grupo, tal como a Rússia. O prolongamento era amplamente esperado e, até agora, eram conhecidos poucos obstáculos ao acordo.
Responsáveis da OPEP disseram que o Iraque — o segundo maior membro do cartel — expressou o seu apoio à renovação do acordo, mas apenas por mais seis meses, ao contrário da extensão de nove meses que o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, tinha defendido. A Rússia, o Kuwait e a Venezuela têm também expressado apoio ao prolongamento de nove meses.
Falih viajou até Bagdade, esta segunda-feira, para convencer os responsáveis iraquianos do petróleo a entrarem na reunião da OPEP com a perspetiva de um acordo mais longo, segundo responsáveis do cartel.
Este desenvolvimento mostra que o debate desta semana em Viena será sobre quanto tempo prolongar os cortes e não sobre a extensão propriamente dita.
“Todos os produtores concordam com a ideia de prolongar o acordo, mas a duração será decidida durante a reunião”, disse o secretário-geral da OPEP, Mohammed Barkindo, numa conferência de imprensa esta segunda-feira.
– Por Benoit Falcon (benoit.falcon@wsj.com) e Summer Said (summer.said@wsj.com)