LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A economia de Portugal cresceu 2,1% em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, o que representa um abrandamento face aos 2,4% registados no quarto trimestre do ano passado, uma vez que as exportações de bens e serviços tiveram uma desaceleração mais forte.
Em cadeia, o crescimento foi de 0,4%, de acordo com os dados preliminares apresentados pelo INE esta terça-feira, o que também marca uma desaceleração face aos 0,7% do trimestre anterior.
De acordo com o INE, o abrandamento das exportações foi mais elevado do que o das importações, ao passo que o consumo privado registou um ligeiro abrandamento. Os dados finais do PIB do primeiro trimestre de Portugal estão agendados para 30 de maio.
A desaceleração da economia em cadeia foi provocada pelo contributo negativo da procura externa, que havia sido positivo no quarto trimestre do ano passado.
O abrandamento em Portugal não surpreende, tendo em conta a mesma tendência verificada em vários indicadores de atividade da Zona Euro, como os índice de gestores de compras, ou PMI, e do crescimento de economias como a Alemanha. O instituto de estatísticas da Alemanha disse esta terça-feira que o crescimento homólogo abrandou para 1,2%, face a 2,5% no quarto trimestre. Os dados do produto interno bruto da Zona Euro serão conhecidos às 0900 TMG.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)