LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A EDP – Energias de Portugal disse esta terça-feira que vai reforçar a aposta nas energias limpas entre 2019 e 2022, tendo em conta a necessidade global de reduzir a presença de dióxido de carbono, o que vai gerar margem de crescimento das energias renováveis. Para tal, a elétrica prevê fazer uma rotação de ativos e alienar algumas participações.
A EDP já tinha confirmado no domingo que estava a estudar esta hipótese, que se veio a confirmar na apresentação do novo plano estratégico, esta terça-feira, em Londres.
A elétrica prevê gerar proveitos de cerca de EUR6 mil milhões com a rotatividade e alienação de alguns ativos, que serão usados para investir em energias renováveis e para reforçar o balanço.
A EDP disse que pretende “reciclar capital para acelerar o crescimento das renováveis” e reduzir a exposição a ativos na Península Ibérica.
A empresa disse que vai aumentar o investimento no período 2019-2022, com a previsão de capital expenditures de cerca de EUR2,9 mil milhões por ano, ou um total de cerca de EUR12 mil milhões.
A EDP diz ainda que os investimentos líquidos devem ascender a cerca de EUR7 mil milhões nos próximos quatro anos.
No que diz respeito à política de dividendos, a EDP disse que o retorno aos acionistas de EUR0,19 por ação que anunciou nos resultados de 2018 na segunda-feira deve agir como um fundo para os dividendos nos próximos anos. A EDP prevê que o dividend payout seja de 75%-85% dos lucros obtidos e estima “um crescimento sustentável do lucro por ação para aumentar o dividendo por ação”.
A EDP estima que os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, ou Ebitda, subam para cerca de EUR4 mil milhões até 2022 e que o lucro líquido cresça para cerca de EUR1 mil milhões no mesmo período.
Na segunda-feira, a EDP reportou um EBITDA de EUR1,58 mil milhões em 2018 e um lucro líquido do total do ano de EUR519 milhões.
Após uma abertura em baixa, as ações da EDP recuperam e seguem em alta de 1,1% para EUR3,306.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)