LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A DBRS Morningstar manteve o rating de Portugal em BBB (elevado), com outlook estável, no final de sexta-feira, mas deixou um alerta sobre o impacto económico da pandemia de coronavírus.
A agência de rating pensa que as perturbações económicas da rápida disseminação do coronavírus serão consideráveis, devido à reduzida dimensão e abertura ao exterior da economia portuguesa.
“No mínimo, a economia portuguesa vai abrandar nos primeiros trimestres do ano à medida que o turismo desce e a confiança do consumidor e o sentimento industrial enfraquecem”, refere a DBRS num comunicado de imprensa.
A dimensão do abrandamento dependerá da intensidade e duração do choque, refere a agência.
Contudo, a DBRS salienta também que a economia portuguesa está numa posição mais favorável para suportar a crise, com a diversificação dos últimos anos, refletida nas “exportações de maior qualidade e a subida do investimento privado”.
Com um orçamento equilibrado e um rácio dívida-PIB em decréscimo, existe “alguma margem orçamental para acomodar o choque”.
A DBRS não deixa de recordar as vulnerabilidades habitualmente apontadas à economia portuguesa, como a elevada dívida pública — mitigada pela queda do crédito malparado no sistema financeiro — e o baixo potencial de crescimento.
– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@webtexto.pt)
– Eduardo Correia contribuiu para este artigo.