LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A Caixa Geral de Depósitos disse, esta sexta-feira, que o lucro líquido do primeiro semestre diminuiu cerca de 40%, penalizado pelo aumento das imparidades de crédito e pela comparação desfavorável com a venda de ativos no período homólogo de 2019.
FACTOS RELEVANTES:
– O lucro líquido do banco foi de EUR248,6 milhões de euros ($293,3 milhões), um número que compara com EUR417,5 milhões no período homólogo.
– No período homólogo, a CGD realizou um encaixe extraordinário com a venda da unidade espanhola Banco Caixa Geral, S.A., que teve um impacto positivo de EUR135 milhões.
– A margem financeira — diferença entre os juros pagos nos depósitos e cobrados nos empréstimos — caiu para EUR519,9 milhões contra EUR 564,6 milhões no mesmo período do ano passado.
– As imparidades de crédito líquidas de recuperação aumentaram para EUR78 milhões, com as novas imparidades de crédito a ascenderem a EUR146,7 milhões.
– Os lucros das operações financeiras avançaram para EUR39,4 milhões face a EUR 22,5 milhões no mesmo período do ano anterior.
– O rácio common equity Tier 1 situava-se nos 16,6% a 30 de junho, de acordo com as regras da Autoridade Bancária Europeia numa base de implementação total.
– Os resultados incluem um resultado extraordinário de EUR51 milhões de euros depois de impostos “decorrentes de ganhos atuariais nas responsabilidades com benefícios pós-emprego (fundo de pensões e plano médico)”.
– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@webtexto.pt)