França: Banco central pede união à Zona Euro após vitória de Trump

0

MADRID (DJ Bolsa)– A eleição de Donald Trump nos EUA acentua a incerteza política e económica global e a Zona Euro deve responder com o reforço dos laços entre os Estados-membros e com o aumento do investimento, disse o governador do Banco de França, Villeroy de Galhau, esta segunda-feira.

“Não podemos prever como será a presidência de Trump, mas podemos esperar uma profunda mudança política, com consequências para as políticas económicas dos EUA”, disse Galhau num evento em Madrid. Outra incerteza no horizonte, acrescentou Galhau, é o desfecho do referendo constitucional em Itália, agendado para dezembro.

O programa de compra de obrigações do BCE tem ajudado a atenuar essa incerteza, disse Galhau.

“A nossa política monetária tem salvaguardado a Zona Euro contra a ameaça de deflação nos últimos tempos e está a obter um progresso tangível em direção ao alvo de inflação”, disse.

Antecipa-se que a inflação da Zona Euro ultrapasse 1% no início de 2017, disse o responsável francês, que também é membro do conselho de governadores do BCE.

No mesmo dia, em Lisboa, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, expressou receios semelhantes aos de Galhau, citando um aumento da incerteza perante tendências protecionistas.

Costa disse que recuar no processo de globalização seria um erro. O crescimento económico através de reformas estruturais, não o isolamento, é a solução, disse.

– Por Jeannette Neumann (jeannette.neumann@wsj.com)

– Patricia Kowsmann contribuiu para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.