LONDRES (DJ Bolsa)– A gigante de tintas e produtos químicos Akzo Nobel NV apresentou esta quarta-feira uma nova estratégia para separar a unidade de químicos especializados no âmbito dos esforços da empresa holandesa para se defender da oferta de compra no valor de $24 mil milhões da rival dos EUA PPG Industries Inc..
A Akzo disse que a separação da unidade de químicos especializados da unidade de tintas e revestimentos será concretizada nos próximos 12 meses. A empresa planeia seguir um processo de duas vias para poder ter a opção ou de fazer um spinoff do negócio e dispersá-lo autonomamente em bolsa ou vendê-la definitivamente.
O plano foi inicialmente anunciado no mês passado, quando a Akzo revelou o interesse da PPG. Desde aí, a Akzo rejeitou uma segunda oferta melhorada da PPG de EUR88,72 ($94,7) por ação, acima da oferta inicial de EUR83 por ação.
Os detalhes da nova estratégia são apresentados numa altura em que a Akzo está a ser pressionada por alguns dos seus maiores investidores, incluindo o investidor ativista Elliott Management Corp., para entrar num processo de negociações com a PPG.
O presidente executivo da Akzo, Ton Buechner, tem rejeitado reiteradamente negociar com a PPG, considerando a oferta inadequada.
Esta quarta-feira, a Akzo também apresentou os resultados do primeiro trimestre, tendo apresentado novas metas para o ano em curso e dito que espera aumentar os resultados antes de juros e impostos, ou Ebit, em cerca de EUR100 milhões em 2017. Este valor compara com um Ebit de EUR1,5 mil milhões no ano passado.
A empresa disse que o lucro líquido do trimestre ficou estável em comparação homóloga, nos EUR240 milhões, mesmo com o Ebit a aumentar 13% para EUR376 milhões, devido ao crescimento de volume e disciplina de custos.
As receitas trimestrais subiram 7% para EUR3,67 mil milhões, sobretudo devido ao aumento de volumes e aquisições.
-Por Christopher Alessi (christopher.alessi@wsj.com)