BCP avança negociações com Fosun, marca agrupamento ações

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Banco Comercial Português entrou em negociações exclusivas com a chinesa Fosun Industrial Holdings Ltd. e decidiu avançar com a decisão de agrupamento de ações que já tinha sido decidida em abril deste ano.

A operação, conhecida como reverse stock split, era uma das condições estabelecidas pela Fosun para concretizar a compra de uma posição na instituição bancária portuguesa de 16,7% e que pode ascender a 30%.

De acordo com os termos já aprovados pelos acionistas do banco, cada 75 ações atuais serão agrupadas numa. A operação terá efeitos a 24 de outubro, de acordo com um comunicado ao regulador do mercado, esta quarta-feira.

Num comunicado em separado, o BCP disse que o conselho de administração avaliou favoravelmente os progressos “substanciais” nas negociações com a Fosun e pediu à comissão executiva para finalizar as negociações.

O grupo chinês fez no início de agosto uma oferta por uma posição de 16,7% no banco português, aumentando potencialmente a sua participação até 30%.

A aquisição da posição, que será efetuada através de uma colocação privada de capital, está dependente de uma série de condições incluindo um preço que não vá além dos EUR0,02 por ação.

O banco refere ainda que há condições ainda por preencher para que a oferta possa prosseguir, nomeadamente a aprovação do negócio por parte do supervisor bancário.

Depois de finalizadas as negociações, a questão será novamente trazida à administração, disse o BCP.

As ações do BCP seguem em alta de 3,3% para EUR0,0155.

– Por Carla Canivete (carla.canivete@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.