BCP quer voltar a pagar dividendos em 2018

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Banco Comercial Português disse esta quinta-feira que pretende voltar a pagar dividendos em 2018, depois de o regulador de mercados ter aprovado o prospeto do aumento de capital de EUR1,3 mil milhões ($1,4 mil milhões).

A operação, anunciada pelo banco no início da semana, tem um preço de subscrição de EUR0,094 por cada ação, bem abaixo dos atuais EUR0,822 que cada título valia quinta-feira.

Em 2018, o BCP pretende pagar um dividendo igual ou superior a 40% dos lucros, mas só o poderá fazer quando concluir o pagamento dos EUR700 milhões das obrigações subordinadas de conversão contingente, ou CoCo, que ainda deve ao Estado. A esse respeito, o banco voltou a reforçar esta quinta-feira que pretende reembolsar antecipadamente o Estado, aproveitando o encaixe proveniente do aumento de capital e poupando EUR65 milhões em juros anuais.

Com isso, o banco evita igualmente ter o Estado como potencial acionista e poderá voltar a efetuar negócios estratégicos, outra das restrições relacionadas com ajudas do Estado.

O banco prevê iniciar a primeira sessão de transação de ações sem direitos já a 17 de janeiro, seguindo-se um período de transação de direitos entre 19 e 30 de janeiro.

O período de subscrição de direitos estará aberto entre 19 de janeiro e 2 de fevereiro, ao passo que o apuramento dos resultados da operação e o pagamento dos direitos estão reservados para dia 3 de fevereiro, acrescenta o BCP.

O banco aponta que as novas ações comecem a negociar a 9 de fevereiro.

– Por Gonçalo Saraiva Amaro (goncalo.amaro@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.