Draghi diz que BCE discutiu futuro dos estímulos

0

FRANKFURT (DJ Bolsa)– O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse esta quinta-feira que os responsáveis do banco central tiveram uma discussão “preliminar” sobre as opções para a continuidade do programa de compra de obrigações em 2018.

Foi o primeiro reconhecimento de que o conselho de governadores do BCE lidou como um todo com o futuro das compras de obrigações. Mas Draghi também destacou que a inflação ainda está muito abaixo do alvo do banco central e que, por isso, deve proceder com cautela.

Draghi destacou também a recente valorização do euro contra outras moedas como uma importante fonte de incerteza para os responsáveis e para a preparação da política monetária no próximo ano.

“Provavelmente, a maior parte destas decisões será tomada em outubro”, disse Draghi na conferência de imprensa.

Draghi disse que os economistas do banco central aumentaram as previsões de crescimento da Zona Euro para 2,2% este ano, face a 1,9%.

No entanto, a subida do euro levou os economistas a baixar as projeções de inflação para 2018 e 2019. Preveem agora que os preços no consumidor aumentem apenas 1,2% no próximo ano e 1,5% em 2019, bastante abaixo da meta de perto de 2%.

“A recente volatilidade da taxa de câmbio representa uma fonte de incerteza que requer monitorização, tendo em vista as potenciais implicações para as perspetivas de médio prazo da estabilidade dos preços”, afirmou.

Antes, o BCE anunciou que as taxas de juro permaneceriam sem alterações e que vai continuar a comprar EUR60 mil milhões ($71,5 mil milhões) por mês até ao fim de dezembro, “ou para lá disso se for preciso”.

– Por Tom Fairless (tom.fairless@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.