LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A EDP – Energias de Portugal reviu esta quinta-feira a previsão para os lucros consolidados de 2018, depois de o governo ter dito que a empresa recebeu uma sobrecompensação de EUR285 milhões referente ao coeficiente de disponibilidade verificado nas centrais que operavam em regime de custos de manutenção do equilíbrio contratual, ou CMEC.
A EDP disse num comunicado enviado ao regulador de mercado que prevê agora um lucro líquido consolidado do grupo entre EUR500 milhões e EUR600 milhões, face à estimativa anterior de EUR800 milhões.
No entanto, a elétrica acrescentou que a decisão não terá impacto na política de dividendos.
No comunicado, a EDP refere ainda que o governo pondera exigir à empresa um valor adicional até EUR72,9 milhões por “alegada sobrecompensação das centrais a operar em regime de CMEC pela sua participação no mercado de serviços de sistema”.
O comunicado refere ainda que a empresa adotará todas as medidas necessárias para defender os seus direitos e interesses e o conselho de supervisão da EDP decidiu de forma unânime recorrer a um tribunal arbitral internacional.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)