(DJ Bolsa)– O investidor ativista norte-americano Elliott Management Corp. pediu a um tribunal holandês para forçar a Akzo Nobel NV a realizar uma reunião especial de acionistas com o objetivo de demitir o presidente, a mais recente tentativa de forçar a fabricante de tintas a entrar em negociações com a rival PPG Industries Inc.
O fundo quer que os acionistas votem na demissão de Antony Burgmans, argumentando que o presidente do conselho de administração da Akzo não cumpriu as suas “obrigações fiduciárias e de administração empresarial”, depois de a empresa com sede em Amesterdão ter rejeitado, na segunda-feira, a mais recente oferta da PPG, no valor de EUR24,6 mil milhões ($27,1 mil milhões), sem antes negociar com a fabricante de tintas com sede em Pittsburgh um possível acordo.
Ao recusar a oferta mais recente, a Akzo argumentou que a sua própria estratégia de aumentar o pagamento de dividendos e efetuar um spinoff do negócio de produtos químicos, vai a devolver mais retornos aos acionistas.
– Por Ben Dummett (ben.dummett@wsj.com)