(DJ Bolsa)– O plano de fusão entre a Deutsche Boerse AG e a London Stock Exchange Group PLC para criar a maior operadora de mercados da Europa está em risco, depois de a LSE ter dito no domingo à noite que não vai vender uma posição maioritária numa plataforma de negociação de ativos de rendimento fixo em Itália, para apaziguar os receios dos reguladores da concorrência.
No início de fevereiro, as duas operadoras de mercado anunciaram o plano de venda das operações de câmaras de compensação da LSE em França à Euronext NV por EUR510 milhões ($540 milhões) para garantir a aprovação da Comissão Europeia à fusão.
Mas a comissão indicou que esta concessão não é suficiente para resolver o potencial de domínio de mercado e de preço em Itália. A LSE disse que a Comissão Europeia quer a venda da posição maioritária na MTS SpA, uma plataforma eletrónica regulada de negociação de obrigações dos governos da Europa e outros ativos de rendimento fixo.
A LSE rejeitou a proposta, afirmando que a MTS representa uma importante fonte de receita e lucro.
“Tendo em consideração todos os fatores e agindo segundo os melhores interesses dos acionistas, o conselho [de administração]da LSEG decidiu não se comprometer com a alienação da MTS”, disse a LSE num comunicado.
Um porta-voz da Comissão Europeia recusou comentar, ao passo que o porta-voz da LSE não quis acrescentar mais comentários além do comunicado. Não foi possível chegar ao contacto com uma porta-voz da Deutsche Boerse.
-Por Ben Dummett (ben.dummett@wsj.com)