Lucro líquido ajustado da Galp afunda no quarto trimestre

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A Galp Energia disse, esta segunda-feira, que o lucro líquido ajustado a custos de substituição do quarto trimestre derrapou 98% para EUR3 milhões, devido à queda do desempenho operacional e dos preços do petróleo, num mercado ainda muito afetado pela pandemia.
O lucro líquido ajustado a custos de substituição — o indicador mais seguido pelos analistas, que exclui a volatilidade associada às flutuações dos preços do petróleo — foi de 3 milhões de euros ($3,63 milhões), que compara com EUR157 milhões no período homólogo.
A pandemia teve um forte impacto no desempenho operacional da petrolífera. Os resultados antes de juros e impostos, ou Ebit, ajustados a custos de substituição caíram para EUR159 milhões contra EUR354 milhões no mesmo período do ano passado. Já o resultado excluindo também depreciações e amortizações, ou Ebitda, ajustado a custos de substituição caiu para EUR410 milhões, contra EUR653 milhões no quarto trimestre de 2019.
A margem de refinação recuou 53% para $1,6 por barril face a $3,3 por barril no período homólogo. Quanto à produção média net entitlement foi de 121.100 barris por dia, frente a 135.100 barris por dia, enquanto o crude processado pelas refinarias desceu para 23,5 milhões de barris, face a 26,5 milhões de barris registados no segundo trimestre do ano anterior.
O resultado líquido não ajustado passou a um prejuízo de EUR35 milhões face a um lucro EUR106 milhões no trimestre homólogo.
No total de 2020, a petrolífera também registou um prejuízo líquido ajustado a custos de substituição de EUR42 milhões contra um lucro de EUR560 milhões no ano anterior, uma variação influenciada pelas “condições de mercado particularmente adversas, atribuíveis à pandemia”, disse a petrolífera.
A Galp Energia disse que o conselho de administração vai propor um dividendo de EUR0,35 por ação relativo ao exercício de 2020. A empresa espera regressar a um dividendo de EUR0,50 em 2021.
A petrolífera reviu as suas perspetivas para o ano de 2021, mostrando alguma cautela quanto à envolvente macro e aos potenciais efeitos sobre as operações e resultados da empresa.
A Galp antecipa um Ebitda ajustado de EUR1,6 mil milhões a EUR1,8 mil milhões e um investimento líquido de EUR500 milhões a EUR700 milhões em 2021.
As ações da Galp fecharam sexta-feira a valer EUR9,49.
– Por Gonçalo Saraiva Amaro (gonçalo.amaro@webtexto.pt)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.