LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A Fitch Ratings reviu em baixa, na sexta-feira, o outlook do rating de Portugal para estável, face a positivo, devido ao forte impacto que a pandemia de Covid-19 pode ter na economia e nas contas públicas. A agência afirmou o rating BBB do país.
A Fitch diz que o choque da pandemia deve interromper a tendência de melhoria do crescimento económico, do rácio dívida-PIB e a resiliência do setor bancário.
“A pequena e aberta economia de Portugal, com elevada dependência do turismo, está exposta a riscos descendentes da gravidade da pandemia, sobretudo se a quarentena durar mais tempo que o previsto”, disse a agência num comunicado, onde destaca que a próxima revisão agendada de Portugal era a 22 de maio, mas considerou necessário agir antes dessa data e rever a perspetiva da notação.
A Fitch estima uma contração de 3,9% em 2020 e diz que há vários riscos descendentes para as suas projeções, tendo em conta a incerteza da duração da pandemia e a sua gravidade.
“Uma segunda vaga de infeções, um período de quarentena mais longo e/ou um agravamento da crise de saúde noutros países europeus, pode levar a uma contração maior em 2020 e possivelmente uma recuperação mais fraca em 2021.”
Em relação às contas públicas, a Fitch prevê um deficit de 4% do PIB este ano mas acredita que Portugal deve regressar às políticas orçamentais prudentes após a crise de saúde estar ultrapassada. A agência estima um superavit orçamental a partir de 2021.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)