(DJ Bolsa/Webtexto)– A Fitch Ratings disse esta terça-feira que as multas aplicadas pelo regulador à banca portuguesa vão aumentar os desafios que o setor já enfrenta.
“As multas vão prejudicar ainda mais a rentabilidade do setor bancário, pressionado pelas baixas taxas de juros, baixa procura por crédito e aumento da concorrência pelos bons clientes”, escreveu a Fitch.
A autoridade nacional para a concorrência multou no início deste mês 14 bancos portugueses e estrangeiros a operar no país, num total de EUR225 milhões, pela troca de informações sensíveis relacionadas com produtos da banca de retalho entre 2002 e 2013.
Dos cinco bancos portugueses classificados pela Fitch, a Caixa Geral de Depósitos recebeu a multa mais pesada, de EUR82 milhões, seguida do Banco Comercial Português, com EUR60 milhões.
Ainda assim, “o impacto vai ser moderado e não vai afetar os níveis de capital ou os ratings” dos respetivos bancos, disse a agência de notação.
A maioria dos bancos diz que vai recorrer desta decisão pelo que os valores finais das multas ainda podem ser reduzidos, acrescenta a Fitch.
– Por Gonçalo Saraiva Amaro (goncalo.amaro@webtexto.pt)