(DJ Bolsa)– A Volkswagen AG assumiu formalmente a prática de crimes no âmbito do escândalo de manipulação de emissões de gases, segundo um acordo de confissão que a fabricante assinou esta quarta-feira. O documento mostra também que os procuradores dos EUA estão no encalce de vários responsáveis da empresa, que a mesma admite estarem envolvidos no esquema.
A empresa alemã chegou a acordo para pagar uma multa criminal de $2,8 mil milhões e mais $1,5 mil milhões em multas cíveis para arquivar a última ação do governo dos EUA contra a empresa devido à manipulação de emissões de gases.
“A Volkswagen lamenta profundamente o comportamento que deu origem a esta crise”, disse o CEO da empresa, Matthias Mueller, num comunicado.
A Volkswagen admitiu ter manipulado o software de perto de 11 milhões de veículos a diesel a nível mundial, incluindo cerca de 600.000 veículos nos EUA, para que passassem nos testes de emissões de gases.
No acordo, que foi apresentado a um tribunal federal de Detroit e precisa de ser aprovado por um juiz, a empresa concorda em “cooperar totalmente” nas investigações efetuadas aos colaboradores e executivos da Volkswagen. Um responsável da empresa foi detido esta semana, na sequência das investigações e um engenheiro da empresa declarou-se culpado no ano passado.
A Volkswagen admite no acordo que os seus supervisores e empregados concordaram em iludir reguladores e clientes entre 2006 e 2015 através da manipulação do software e que alguns deles tentaram apagar documentos com informação importante após terem sido questionados pelos reguladores.
“A confiança dos nossos clientes, acionistas, parceiros, funcionários e do público em geral é o nosso principal ativo. O conselho de supervisão não poupará esforços para garantir que a Volkswagen recupera totalmente essa confiança”, disse Hans Dieter Poetsch, presidente da Volkswagen, no comunicado.
O balanço da Volkswagen deve ser suficiente para cobrir o acordo. A marca alemã tinha um balanço líquido relativamente forte de EUR31,11 mil milhões ($29,51 mil milhões) no final de setembro de 2016 e parece ter chegado a uma posição de topo na indústria automóvel, depois de ter vendido 10,3 milhões de veículos no ano passado.
A “Volkswagen pode pagar $4,3 mil milhões”, disse Ferdinand Dudenhoeffer, diretor da Center Automotive Research da Universidade de Duisburg-Essen.
– Por Aruna Viswanatha (Aruna.Viswanatha@wsj.com)