FRANKFURT (DJ Bolsa)– Os rumores de que o Banco Central Europeu vai eliminar a política muito acomodatícia são “prematuros”, disse o economista-chefe do banco central numa entrevista publicada esta sexta-feira.
Embora “o risco de deflação tenha desaparecido” e o cenário de crescimento tenha melhorado, “as perspetivas económicas ainda estão condicionadas à manutenção de um grau substancial de acomodação monetária. Os comentários sobre a eliminação são prematuros”, disse Peter Praet numa entrevista ao jornal italiano Il Sole 24 Ore, que foi publicada em inglês no site do BCE.
Praet disse que o “conselho do BCE não sinalizou uma mudança na orientação da política monetária, incluindo a orientação futura”, disse. “A nossa orientação futura serviu-nos bem e conduziu a condições financeiras que são apropriadas”, disse.
Recentemente, houve sugestões de que o BCE se afastaria da sua orientação futura, que diz que as taxas de juros se manterão nos níveis atuais ou inferiores até muito depois do fim do programa de compra de obrigações.
– Por Todd Buell (todd.buell@wsj.com)