AIE: OPEP atinge recorde de cumprimento dos cortes previstos

0

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, ou OPEP, atingiram uma taxa de cumprimento de 90% relativamente aos cortes de produção combinados em novembro do ano passado, disse a Agência Internacional de Energia, ou AIE, esta sexta-feira.

A OPEP chegou a acordo para cortar a produção a partir de janeiro em cerca de 1,2 milhões de barris por dia, para lidar com o excesso de oferta. Em dezembro, a Rússia e outros produtores fora do grupo comprometeram-se a produzir menos 558.000 barris por dia.

No relatório mensal da AIE, a agência disse que a produção do cartel caiu cerca de 1 milhão de barris por dia para 32,06 milhões de barris por dia em janeiro, comparativamente ao mês anterior. Este “primeiro corte é claramente um dos mais acentuados da história de iniciativas de cortes da produção da OPEP”, disse a AIE.

Mas os números refletem taxas de cumprimento diferentes. A Arábia Saudita, Angola e o Qatar cortaram mais do que o previsto. Os sauditas cortaram 560.000 barris por dia, ou seja, mais 70.000 barris por dia do que o objetivo.

Já o Iraque só cumpriu metade da taxa de cortes negociada e a Venezuela– o primeiro país a fazer campanha por um limite da produção — só reduziu 18%.

Na Rússia, a produção caiu 100.000 barris por dia, um terço do acordado.

Em termos gerais, a oferta geral de petróleo caiu quase 1,5 milhões de barris por dia em janeiro, disse a AIE.

– Por Benoit Faucon (Benoit.Faucon@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.