AIE: Procura por petróleo vai desacelerar pelo segundo ano

0

LONDRES (DJ Bolsa)– O crescimento global da procura por petróleo deverá desacelerar pelo segundo ano consecutivo, disse a Agência Internacional de Energia, ou AIE, esta quinta-feira, apresentando um tom cauteloso sobre o mercado.

No relatório mensal do mercado petrolífero, a AIE reduziu as previsões de crescimento da procura em 2017 para 1,3 milhões de barris por dia, alertando que este outlook ainda pode ser “otimista”.

Embora o aumento da procura prevista ainda seja mais elevado do que a tendência antes de os preços caírem em 2014, está bem abaixo do nível de 2015, altura em que o crescimento da procura atingiu um pico de dois milhões de barris por dia.

O enfraquecimento do cenário da procura é um desafio para os esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, ou OPEP, para reduzir a oferta e aumentar os preços, colocando um ponto final ao excesso de oferta no mercado de petróleo que se verificou nos últimos três anos.

A produção de petróleo da OPEP caiu 365.000 barris por dia em março, levando o cartel a obter uma taxa de cumprimento de 99% dos cortes acordados, de acordo com a AIE. Os produtores fora do grupo que aceitaram participar também melhoraram a taxa de cumprimento para 68% em março, face a 38% no mês anterior, disse a AIE.

A produção dos EUA está a crescer, tendo aumentado para 9 milhões de barris por dia em março, face a 8,6 milhões por dia em setembro do ano passado, disse a AIE.

A AIE estima que a produção dos EUA cresça 680.000 barris por dia até ao fim do ano, em comparação com o fim de 2016. No geral, a produção dos países fora da OPEP deve crescer 485.000 barris por dia este ano.

– Por Sarah Kent (sarah.kent@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.