Alstom e Siemens anunciam fusão para criar negócios ferroviários na Europa

0

PARIS (DJ Bolsa)– A empresa industrial alemã Siemens AG concordou na terça-feira em fundir as suas operações ferroviárias com a fabricante de comboios Alstom SA, com o intuito de criar uma gigante europeia com escala para combater as ameaças competitivas crescentes de rivais chineses com apoio estatal.

Segundo o acordo, a Siemens terá o controlo maioritário da nova empresa, recebendo ligeiramente mais de 50% das ações, disseram responsáveis da Alstom e Siemens. Os acionistas da Alstom receberão dois dividendos especiais que totalizam EUR1,8 mil milhões — EUR4 por ação pela entrega do controlo da empresa e EUR4 por ação como “dividendo extraordinário”, disseram as empresas.

A fusão proposta marca um importante teste à capacidade europeia de superar as rivalidades económicas nacionais e estabelecerem um campeão europeu, à guisa da Airbus SE na aviação. O acordo poderá enfrentar oposição política em França, onde as fábricas da Alstom têm sido um símbolo da indústria nacional há mais de um século.

No entanto, a fusão tem um forte apoio do Presidente de França, Emmanuel Macron, que defende que a Europa tem de colaborar além-fronteiras para concorrer melhor com os poderes económicos da China, EUA e outros.

A aliança criaria um negócio europeu de transportes com cerca de $18 mil milhões de vendas anuais. A Alstom teve vendas de EUR7,3 mil milhões ($8,7 mil milhões) no ano financeiro terminado a 31 de março. A unidade de mobilidade da Siemens teve EUR7,8 mil milhões de receitas no ano passado.

– Por Matthew Dalton (Matthew.Dalton@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.