UE multa bancos por manipulação de taxas de juro

0

BRUXELAS (DJ Bolsa)– Os reguladores de concorrência da União Europeia multaram esta quarta-feira o HSBC Holdings PLC, o J.P. Morgan Chase & Co. e o Crédit Agricole SA num valor total EUR485 milhões ($519,7 milhões) por conluio na manipulação de taxas de juro.

A Comissão Europeia, o regulador de concorrência da UE, disse que os bancos violaram as regras da UE ao combinarem o preço de derivados de taxas de juro e trocarem informação privilegiada.
Porta-vozes dos três bancos disseram que as instituições refutam as alegações da Comissão Europeia. O Crédit Agricole disse que vai recorrer da multa e tanto o J.P. Morgan como o HSBC disseram que vão considerar seguir o mesmo rumo.

O anúncio desta quarta-feira culmina uma investigação de cinco anos da UE a práticas de cartelização, espelhando as conclusões de investigações semelhantes dos reguladores dos EUA e do Reino Unido sobre a manipulação da Libor e da Euribor.

O Crédit Agricole, o HSBC e o JP Morgan Chase optaram por não assinar um acordo legal com os reguladores, à semelhança do que tinham feito outros bancos.

O JP Morgan recebeu a maior fatia desta multa — perto de EUR337,2 milhões, o Crédit Agricole, foi multado perto de EUR114,6 milhões. O HSBC foi multado em cerca de EUR33,6 milhões.

-Por Natalia Drozdiak (natalia.drozdiak@wsj.com)

– Margot Patrick contribuiu para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.