Banco BPI considera valor da OPA do CaixaBank demasiado reduzido

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– A administração do Banco BPI aprovou esta quinta-feira o relatório das condições da oferta de compra do CaixaBank sobre o banco português, onde considera o preço da oferta demasiado reduzido.

A administração do Banco BPI avalia as ações do banco nos EUR1,38, enquanto o CaixaBank oferece EUR1,134 por ação. O valor da oferta varia entre um desconto de 10% e um prémio de 1% face à cotação média das ações em diferentes períodos até seis meses, diz o Banco BPI.

“Conclui-se que o preço proposto pelo oferente de EUR1,134 representa, para os lapsos temporais por si considerados dentro do período de 6 meses, não um prémio, mas, pelo contrário, descontos relativamente ao preço médio da ação”, refere o relatório.

Apesar disso, o banco reitera que a oferta é “oportuna” e “amigável”, por “reforçar a capacidade do BPI para enfrentar os desafios e oportunidades que se colocam ao setor bancário”, refere o relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, ou CMVM.

Recorde-se que o CaixaBank SA aumentou em setembro o preço da oferta sobre o capital do Banco BPI que ainda não detém para os referidos EUR1,134 por ação, face aos anteriores EUR1,113.

A subida do preço constava do anúncio preliminar da oferta obrigatória enviado ao regulador de mercado, apresentada depois de terem sido eliminados os limites de 20% dos direitos de voto na assembleia geral do BPI, condição essencial para o avanço da OPA.

A CMVM terá agora de se pronunciar sobre se aceita o registo da OPA até à próxima quarta-feira.

– Por Pedro Barros Costa (pedro.costa@webtexto.pt)

Produzido para a Dow Jones Newswires pela Webtexto (EMC)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.