BCP: Lucro líquido do 3T cai devido ao aumento das provisões

0

LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O Banco Comercial Português disse, esta quinta-feira, que o lucro líquido desceu no terceiro trimestre e nos primeiros nove meses do ano em termos homólogos, devido a um aumento das provisões contra o crédito malparado num cenário de incerteza por causa da pandemia do coronavírus.
FACTOS RELEVANTES:
– O banco reportou um lucro líquido de 70,3 milhões de euros ($81,4 milhões), um número que compara com EUR101 milhões no terceiro trimestre do ano passado. Este resultado marca uma subida face aos EUR40,7 milhões do segundo trimestre, o mais impactado até agora pelo contexto da pandemia da Covid-19.
– A margem financeira — diferença entre os juros pagos nos depósitos e cobrados nos empréstimos — caiu para 390,5 milhões, contra EUR412,9 milhões no mesmo período do ano passado.
– As provisões contra crédito malparado cresceram para EUR136,9 milhões face a EUR98,7 milhões no trimestre homólogo.
– Os lucros das operações financeiras subiram para EUR65,2 milhões face a EUR23,6 milhões no mesmo período do ano anterior.
– Os custos operacionais do terceiro trimestre recuaram para EUR270,7 milhões, o que compara com EUR298,2 milhões no trimestre homólogo.
– O rácio core tier 1 situava-se nos 12,4% a 30 de setembro, de acordo com as regras da Autoridade Bancária Europeia numa base de implementação total.
– Nos primeiros nove meses do ano, o BCP registou uma descida do lucro líquido para EUR146,3 milhões contra EUR270,3 milhões no ano anterior.
– As ações do BCP fecharam esta quinta-feira a valer EUR0,0697.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)
-Alexandra Martins Silva contribuiu para este artigo.

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.