BOJ dá pela primeira vez datas para compras mensais de obrigações

0

TÓQUIO (DJ Bolsa)– O Banco do Japão avançou, pela primeira vez, com datas específicas para as suas compras de obrigações, numa altura em que tenta melhorar a comunicação com os participantes do mercado tentando limitar a volatilidade.

O banco central anunciou esta terça-feira um calendário de compras detalhado para as obrigações governamentais do Japão que têm maturidades entre um ano e mais de 25 anos. Esta decisão marca uma mudança em relação à posição anterior do BOJ de não se comprometer publicamente com datas específicas para a compra de dívida para manter a flexibilidade.

Esta decisão destina-se a “evitar volatilidade excessiva nas taxas de juro ao aumentar a transparência”, disse o banco central num briefing depois de ter sido divulgado o calendário de compras.

O anúncio do BOJ inclui, por exemplo, a promessa de comprar obrigações de 5 a 10 anos — uma das zonas da curva mais observadas pelos investidores — nos dias 3, 8, 13, 21, 29 e 31 de março. O banco realizou três rondas de compras este mês.

O banco também ajustou os intervalos dos montantes de comprar para cada categoria de maturidade. As alterações incluem um aumento no intervalo de compra de dívida de 10 a 25 anos para Y150 mil milhões-Y250 mil milhões em cada operação em relação ao intervalo anterior de Y140 mil milhões-Y240 mil milhões.

O banco disse que vai aumentar a frequência de compra e realizar compras de dívida com taxa fixa à medida que for necessário.

O BOJ continua a referir um alvo de compra anual de Y80 biliões nos seus comunicados de política monetária, apesar de o governador Haruhiko Kuroda ter dito que o montante pode variar consoante o nível de operações necessárias durante o ano para manter a yield da nota a 10 anos na meta de zero.

-Por Hiroyuki Kachi (hiroyuki.kachi@wsj.com), Takashi Nakamichi (takashi.nakamichi@wsj.com)

Partilhar

A seção de comentários está encerrada.