LISBOA (DJ Bolsa/Webtexto)– O CaixaBank SA aumentou no final desta quarta-feira o preço da oferta sobre o capital do Banco BPI que ainda não detém para EUR1,134 por ação, face aos anteriores EUR1,113 que tinha oferecido em abril, de acordo com o anúncio preliminar da oferta obrigatória enviado ao regulador de mercado.
A alteração do preço acontece porque a oferta do grupo espanhol se tornou obrigatória aos olhos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, ou CMVM, uma vez que foram eliminados os limites de 20% dos direitos de voto na assembleia geral do BPI desta quarta-feira. O código da CMVM prevê que a oferta se torne obrigatória se for ultrapassado um limite de 33% dos direitos de voto. O CaixaBank, que detém atualmente cerca de 45% do BPI, passou a ter assim direitos de voto de cerca de 45%.
Desta forma, e de acordo com o código de valores mobiliários, a oferta do CaixaBank não pode ser inferior ao preço médio ponderado das ações do BPI nos seis meses anteriores à data desta oferta, pelo que o banco espanhol teria de aumentar o preço.
A oferta avalia o capital do BPI que ainda não é detido pelo CaixaBank em cerca de EUR900,4 milhões. As ações do BPI foram suspensas pela CMVM esta quarta-feira a valer EUR1,0910.
O negócio está sujeito à aprovação dos reguladores.
– Por Eduardo Correia (eduardo.correia@webtexto.pt)